TUTORIAL - uLaunchELF

NOTA: Este tutorial foi baseado na versão 4.12 do uLaunchELF. Trata-se de uma versão plenamente funcional e estável, apta para a maioria das aplicações, envolvendo gerenciamento de arquivos em geral, execução de programas, backup de saves etc. Versões mais recentes dispõem de algumas novas funcionalidades e características não descritas neste tutorial, mas mesmo assim a maioria das funções se enquadram totalmente

Índice do Tutorial:

- Descrição / Características
- Introdução / Comandos
- Navegação
- Configuração
- Usando o UlaunchELF:
1- Fazendo backup de saves
2- Transferindo saves baixados da Net (do PC para o PS2 com Pen Drive)
3- Instalando programas no MC usando o uLaunchELF
4- Executando programas (ELF) usando o uLaunchELF


Download s




Breve descrição

Com certeza o mais famoso programa (Homebrew) para PS2, o uLaunchELF é um gerenciador de arquivos e launcher (executa programas). Seu nome oficial era LaunchELF, e foi abandonado por seus autores iniciais, na versão 3.41. Um outro grupo (PS2-SCENE Forum) retomou o projeto e daí por diante passou a se chamar uLaunchELF (u de unofficial, não-oficial). Tem recebido inúmeras atualizações desde então.


Características básicas:

- Suporte aos seguintes dispositivos: Memory Card de qualquer tipo e tamanho, dispositivos USB (Pen Drive, MP3/MP4 Players, HD USB, etc), HD IDE (no PS2 antigo) e rede PC-PS2 (Host);

- Gerenciador de arquivos: É possível copiar/colar/deletar arquivos em qualquer dispositivo suportado;

- Launcher: Executa arquivos ELF (os programas executáveis do PS2) em qualquer dispositivo suportado;

- HDD Manager: No PS2 "Tijolão", possui um gerenciador de partição e arquivos no HDD;

- JPG Viewer: Visualizador de imagens tipo JPG

- Outros: Suporte a teclado USB, customização de Skin, automatização de comandos, definição de atalhos e alguns outros recursos que veremos adiante.

O uLe (vamos assim abreviá-lo daqui em diante, ok?) pode ser encontrado de diversas formas: apenas o ELF, em versão CD e em DVD.


Introdução: Comandos



Botão "O" (Bola): É o comando "OK", serve para confirmar alguma escolha;
Botão "X" (Xis): No menu principal, serve para cancelar alguma escolha; dentro dos diretórios, esse botão serve para "marcar" os arquivos;
Botão "/\" (Triângulo): Serve para voltar para um sub-menu ou para um diretório;
Botão "[]" (Quadrado): Dentro de um diretório, marca todos os arquivos;no menu R1, renomeia um arquivo
Botão Select: No menu principal, vai pra tela de configurações; em algum outro menu, volta pra tela principal;

R1: Dentro de um dispositivo, aciona um menu:

Copy - Seleciona o(s) arquivo(s) para copiar.
Cut - Seleciona o(s) arquivo(s) para mover.
Paste - Move ou copia os arquivos que foram marcados com a opção "Copy" ou "Cut" para o atual diretório.
mcPaste - Antiga função para fazer backup de savegames. Use PsuPaste
psuPaste - Transforma o arquivo (savegame) em uma extensão de arquivo psu
Delete - Apaga o(s) arquivo(s) selecionados.
Rename - Renomeia um arquivo.
New Dir - Cria um novo diretório.
New Icon - Insere um título para o arquivo ser apresentado como ícone no Browser do PS2
Get Size - Informa o tamanho do arquivo ou diretório.


R2: Na tela de disposivos ou em algum diretório, aciona um menu de atalhos
L1: Na tela de dispositivos ou em algum diretório, aciona um menu para mudar a visulização dos arquivos


Essa tela é a que vamos chamar de TELA INICIAL:
















Observe que no alto da tela aparece uma mensagem de erro: "Failed To Load LAUNCHELF.CNF". Não se preocupe, nada de anormal. Isso ocorre porque o uLe ainda não foi configurado e o arquivo launchelf.cnf não foi criado no MC. Mas é possível usar o uLe normalmente a partir de agora.

NAVEGAÇÃO:

Aperte "O" e vamos acessar FileBrowser. Aparecerá a TELA DE DISPOSITIVOS:
















Uma breve explicação sobre cada um dos dispositivos listados:

mc0:/ - Memory Card conectado no Slot 1.
mc1:/ - Memory Card conectado no Slot 2.
hdd0:/ - HDD.
cdfs:/ - Drive de CD/DVD.
mass:/ - Dispositivo conectado na USB.
host:/ - Rede.
MISC:/ - Programas úteis do uLaunchELF.


Para acessar algum dispositivo (ele deve estar conectado, óbvio!) aperte "O". Para voltar um diretório ou para uma tela, aperte "/\". Dentro de um diretório, aperte SELECT para voltar à Tela Inicial do uLe. Acostume-se a navegar pelos dispositivos, "brinque" um pouco.

Obs: Dentro de um diretório, ao tentar executar algum arquivo que não seja um ELF, aparecerá a mensagem "This File is'nt an ELF". Normal, pois o uLe só executa arquivos ELF.



Os programas contidos em MISC/: seguem abaixo:

* PS2 Browser - Vai para o Browser do PS2
* PS2 Disc - Executa o arquivo SYSTEM.CNF no disco dentro do PS2
* PS2 Net - Ativa os módulos de FTP
* PS2 PowerOff - Desliga o PS2
* HddManager - Gerenciador de HDD IDE
* TextEditor - Editor de textos simples
* JpgViewer - Visualizador de imagens JPG
* Configure - Vai pra tela de configuração do uLe
* Load CNF -- Carrega um outro arquivo cnf abaixo
* Load CNF ++ Carrega um outro arquivo cnf acima
* Set CNF_Path - Altera o path do cnf
* Load CNF - Carrega o cnf Defaut
* Show Font - Mostra as fontes usadas
* Debug Info - Mostra alguns paths de configs





CONFIGURAÇÃO:


Em princípio, não é necessário nenhuma configuração para começar a usar o uLe. Mas podemos pré-definir algumas coisas, como veremos a seguir:



Definir botões para executar programas:


Inicie o uLe. Na tela inicial, aperte SELECT. Aparecerá a TELA DE CONFIGURAÇÃO:

Observem que já aparecem alguns botões que podem ser configurados. Cada botão poderá executar um programa (ELF) diferente. É claro que eles devem estar previamentes dentro do dispositivos escolhido, e o dispositivo, conectado ao PS2.

A primeira opção é a DEFAUT: serve para executar algum programa automaticamente, assim que o uLe é inicializado. Por padrão, o uLe espera 10 segundos (TimeOut) para executar o programa configurado em DEFAUT, caso nenhum outro botão seja apertado. É possível alterar esse tempo indo em Start Up Settings..., 'Defaut' Timeout: x, onde "x" é o tempo em segundos.

Exemplos:

1- Vamos configurar o uLe para que ao apertar "X" seja executado o programa SMS:

- Nessa tela, navegue até o campo "X"; Aperte "O" e navegue até onde está o ELF do SMS. Digamos que ele esteja dentro do diretório /SMS no mc0:/ : vá até o dispositivo, entre no diretório e aponte para o ELF do SMS. Pronto, ele voltará à tela anterior, já indicando o caminho (path) escolhido.Agora vá em OK e está definido. Basta agora apertar "X" na Tela Inicial que o SMS será executado. Deu pra entender? Outro exemplo:

2- Vamos configurar o uLe para que o ELF do USB Advance que está dentro de um Pen Drive seja executado com a tecla "/\":

- Na Tela Inicial, aperte SELECT; Vá até "/\" e aperte "O". Navegue até mass:/ encontre e aponte para o ELF do USB Advance. Pronto, já está configurado. Não esqueça de dar OK na tela de configuração pra salvar.

É possível definir vários botões para executar programas, à sua escolha. Se você quiser, dá pra editar os títulos dos programas, pra serem exibidos ao seu gosto, ao invés do caminho (path). Na tela de configuração, escolha o path e aperte "[]" (Quadrado). Aparecerá um teclado virtual onde você pode editar o nome do programa. Vejam como é o meu:






Definição de atalhos:

Recurso muito útil para aqueles que usam HD ou Pen Drive no PS2 e têm muitos diretórios nos dispositivos. digamos que você tenha em seu HD diversos diretórios com vídeos em avi por exemplo. Digamos que o caminho seja "mass:/Vídeos/Lost/Temporada1". Toda vez que você ter que acessar esse diretório, terá que percorrer todo esse caminho...Você pode simplesmente definir um atalho pra esse diretório, acessando-o de uma vez só! Veja como:

- Vá até a referida pasta; dentro dela, pressione R2. Aparecerá um menu com números que vão de "00" até "29". Escolha uma posição (comece pelo "00" de preferência) e aperte "[]". Já aparecerá o caminho (path) em vermelho. Aperte "O" . Já está definido o caminho. Agora aperte SELECT duas vezes e vá em OK para salvar as configurações. Pronto! Agora, toda vez que quiser acessar o diretório, basta entrar na tela de dispositivos, apertar R2, escolher o path e apertar "O". Dá pra definir até 29 caminhos (L1/R1 para rolar as páginas).


Outras configurações:

No menu de configurações, há outras opções, que veremos brevemente cada uma delas:

Disc control: Pára o disco logo após o uLe ser iniciado
Hide full ELF paths: Esconde a extensão elf dos arquivos na tela principal
Screen Settings...: Configurações de tela:

* COLORx R,G,B - Muda as cores padrões do uLaunchELF.
* TV Mode - Alterna ente os sistemas de cores (PAL, NTSC, Auto)
* SCREEN x - Ajuste horinzontal da tela.
* SCREEN Y - Ajuste vertical da tela.
* INTERLACE - Ativa modo entrelaçado.
* Skin Settings...: Permite alterar a Skin do uLe.
* Menu Title: Adiciona um título na Tela Inicial do uLe.
* Menu Frame: Liga/desliga um quadro na tela
* Popups Opaque: Tornam transparentes as visualizações das janelas popups
* RETURN - Volta para a tela de configuração.
* INITIAL SCREEN SETTINGS - Retorna as configurações padrões de tela.

Para que todos os ajustes terem efeito, aperte OK na tela de configurações.

Startup Settings...: Configurações de início:

* Reset IOP - Reseta o IOP do PS2. Alguns programas necessitam que o IOP seja resetado.
* Number of CNF's - Número de arquivos de configuração. Acrescente mais arquivos caso os botões não sejam suficientes para seus programas
* Pad Mapping - Inverte "X" e "O"
* USBD IRX - Alterna entre o driver usb padrão do uLe ou outro externo.
* Initial Delay - Delay inicial do uLe
* 'Defaut' Timeout - Define o tempo que um programa definido em DEFAUT seja executado automaticamente
* USB Keyboard Used - Ativa o suporte a teclado USB
* USB Keyboard IRX - Alterna o uso de um driver de teclado USB
* USB Keyboard Map - Alterna as definições de Lay-Out de um teclado USB
* CNF Path Override - Aponta para o uLE localizar a configuração em um diretório específico
* USB mass IRX - Alterna o driver para o dispositivo USB
* Language File - Alterna o idioma do uLe
* Font File - Alterna as fontes de letras do uLe
* Return - Volta ao menu anterior

Network Settings...: Configurações de rede (darei mais detalhes em uma futura implementação deste Tutorial)



USANDO O uLE:

Parte 1 - Fazendo Backup de saves com auxílio de um Pen Drive:


Com a ajuda de um Pen Drive ou qualquer outro dispositivo USB de armazenamento compatível (partição FAT ou FAT32) podemos fazer cópias de seguranças dos saves de jogos. Dá pra fazer backup total ou parcial.

Lembre-se: acostume-se navegar com o uLe: "O" para escolher uma opção, "X" para marcar um arquivo e "/\" para voltar as telas.

Acesse o MC que queira fazer backup. Para visualizar os saves com seus nomes corretos, aperte L1, em seguida "[]" (GameTitle+Details) e "/\". Escolha os saves que quer copiar, marcando-os com "X" (aparecerá um asterísco na frente de cada save). Se quiser fazer um backup total, aperte "[]" e todos os saves serão marcados:
















Agora aperte R1 e selecione Copy. Aparecerá no alto "Copied to the Clipboard". Navegue, vá em mass:/ (Pen conectado) aperte R1 e escolha PsuPaste *. Todos os saves serão copiados para o Pen.

Notas:

- Sempre use o PsuPaste ao invés de Paste quando estiver copiando saves de jogos. Isso é importante para manter a correta estrutura dos arquivos. Para outros tipos de arquivos que não sejam saves, pode usar Paste.

- Caso queira, você pode criar um diretório no Pen antes de passar os arquivos. É só ir em (R1) New Dir e nomear um diretório. Em seguida, entre nele e dê PsuPaste neste diretório.

Para passar os arquivos do Pen para o MC, é só fazer o mesmo procedimento, de maneira inversa. Fique atento ao espaço disponível no MC e sempre use PsuPaste.

( * ) A função mcPaste também pode ser usada para backup de saves, mas é mais aconselhável a PsuPaste, porque fará o armazenamento dos saves em um container, mantendo a correta estrutura dos saves e não dará problemas com saves cujos nomes ou caracteres sejam fora do padrão.

Parte 2 - Fazendo transferência de saves baixados da Net (PC para Pen Drive e daí para o PS2)

Vejam esse outro TUTORIAL


Parte 3 - Instalando programas no Memory Card

Para aqueles que tem Chips com modo DEV1, ou seja, boot por MC, é possível instalar programas (ELF) dentro do MC. Você pode instalar o próprio uLe no MC e dar boot direto com ele. Chips como Matrix ( e clones deste), Thunder Pro II e DMS permitem esse recurso. Cada Chip tem sua maneira para iniciar programas a partir do MC, consulte os manuais de operação de cada um. Aqui, irei mostrar como instalar programas com Chip Matrix.



Instalando o uLe no MC e dando boot no PS2 com ele:

Lembre-se: acostume-se navegar com o uLe: "O" para escolher uma opção, "X" para marcar um arquivo e "/\" para voltar as telas.

Execute o uLe no PS2 via disco. Vá em Cdfs:/ e encontre o ELF do uLe. Provavelmente será o de nome "BOOT.ELF", mas dependendo de onde baixou o uLe, poderá ter outro nome, mas a extensão é sempre "ELF". Selecione-o ( "X" ) aperte R1 e Copy. Navegue até mc0: e aperte R1. Escolha New Dir e nomeie como BOOT (maiúsculas). Criado o diretório, entre nele ( "O" ) R1 de novo e escolha Paste. O arquivo BOOT.ELF será copiado dentro do diretório BOOT do MC.

Agora, é só reiniciar seu PS2 apertando R1 durante o boot, e o uLe será carregado a partir do MC, sem necessidade do disco!

Notas:

- Para que o boot por MC funcione, é imperativo que o arquivo ELF esteja com nome BOOT.ELF (em maiúsculas) dentro de um diretório de nome BOOT (em maiúsculas).

- Caso o arquivo ELF não estiver com nome BOOT.ELF, é possível renomeá-lo com o uLe mesmo: quando apertar R1 pra copiar o arquivo no MC, aperte "[]" (Paste+Rename) e mude o nome do arquivo.

- Você pode instalar qualquer ELF no MC. Pode ser o SMS, Codebreaker, USB Advance, etc. É só seguir os passos acima. Fique atento ao espaço consumido no MC.

- Você pode também instalar vários ELF's em um Pen Drive e usar o uLe para executá-los, com total praticidade!




Parte 4 - Executando programas (ELF) com o uLe:

Fácil: uma vez estando instalados (no MC, Pen ou HDD), os programas podem ser facilmente executados pelo uLe. Basta navegar até o ELF desejado e apertar "O".

Notas:

- Você não precisa renomear o arquivo para BOOT.ELF caso pretenda apenas iniciá-lo pelo uLe. Isso é só para boot direto por MC.

- Instale vários programas em um Pen Drive e configure o uLe para que cada botão execute um programa! Veja como fazer isso no início deste Tutorial, em Configuração.          

27 comentários:

  1. É possível instalar o uLe para executar de um pen drive? o procedimento é o mesmo do MC?

    ResponderExcluir
  2. direto do pendrive nao da. vc precisa de um dvd com o ule gravado para poder copiar pro mc0

    ResponderExcluir
  3. Dá pra fazer direto do pen drive só se o seu modchip for o Thunder, ele possui a opção Dev3 ( Boot pelo pendrive ) mas são poucos os consoles que vem desbloqueados com esse chip, a maioria é matrix que só possui Dev1 e Dev2.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de dizer... Tutorial excelente e muito bem explicado...

    ResponderExcluir
  5. Gravei a imagem do ule num DVD, mas ele não reconhece. Já entrei na configuração do matrix e mudei para dev1 e nada mudou. O chip parece ser original, por ser uma versão mais recente. Onde estou errando? Me ajudem, caras, pfv! !!!

    ResponderExcluir
  6. Ai cara, os links estão Off, poderia editá-los?

    ResponderExcluir
  7. Uso o OPL, dou boot pelo memory card, de repente meu ps2 não lê mais mídia física, é possível desligar a leitura de mídia física a partir das configurações do OPL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae Fernando aconteceu o mesmo comigo, ja faz tempo q vc postou seu problema, vc consegui resolver esse problema?

      Excluir
    2. Claudomiro conseguiu resolver?

      Excluir
  8. Mano gravei tudo certinho mais quando eu ligo o ps2 com o dvd vai para aquela tela de "pesquisa de rotina"o e ponho o DVD pra rodar, e ele nao da boot, simplesmente carrega, e depois volta pra tela do Memory card, o que faço para ser o ulauncher pelo Dvd? CHip MATRIX?

    ResponderExcluir
  9. Pow brother ja uso PS2 a muito tempo e nao sabia como fazer isso ou aquilo,vi varios video no YOUTUBE e nenhum me ensinou como processar tudo isso,aqui foi espetacular foi perfeito muito Obg.

    ResponderExcluir
  10. Meu ps2 slim 79001 com matrix tem ulaunchelf no memory card. Quando abro o codebreaker.elf pelo pendrive ele executa lentamente, se depois de um tempo eu tirar o pendrive o codebreaker carrega normalmente, até aí tudo bem. Porém, depois q seleciono os cheats para um jogo, boto o cd (ou deixo o cd lá desde q eu entrei no ulaunchelf) e seleciono start game, o codebreaker fecha normalmente, aí eu achei q ia iniciar o jogo, porém ele volta pro ulaunchelf! Não consigo colocar os cheats no jogo (no caso, gran turismo 4). Como faço para corrigir isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve estar usando o codebreaker loader
      Acho q eh esse o nome
      Essa versão não inicia o vs e sim o BOOT.elf q está em seu MC
      Se ele volta pro launch inicie o jogo dai msm pelo cdfs

      Excluir
  11. Eu configurei tudo certinho open loader, mas ar quando eu reinício o ps2 apertando R1 nao acontece nada, vcs sabem qual é o erro?

    ResponderExcluir
  12. Meu funciona quase tudo na hora que eu clico no jogo a tela fica mudando de cor aí chega no verde aí não entra no jogo o que eu faço?

    ResponderExcluir
  13. Meu funciona quase tudo na hora que eu clico no jogo a tela fica mudando de cor aí chega no verde aí não entra no jogo o que eu faço?

    ResponderExcluir
  14. O meu deu isso tbm. Conseguiu resolver?

    ResponderExcluir
  15. o meu problema e que baixei gravei no cd nao pegou ai tentei no dvd nao pegou tambem o que faço
    mim de uma resposta

    ResponderExcluir
  16. toda vez gravo e nao esta pegado o que faço

    ResponderExcluir
  17. o meu problema e que baixei gravei no cd nao pegou ai tentei no dvd nao pegou tambem o que faço
    mim de uma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, informe como vc gravou o cd e dvd (passo a passo e programas usados). Os procedimentos fetos por vc na hora de usar no ps2. Vc deve estar fazendo algo errado ou os arquivos que baixou podem estar corrompidos. Baixei o ulaunchelf, gravei em um CD e funcionou normal. Pode ser que vc esteja gravando de forma incorreta no CD ou DVD. Por exemplo, para gravar no DVD, se não me engano, o arquivo ter que ser maior do que 700 MB. Por isso é melhor gravar em CD e, depois que estiver familiarizado com ele, pode até passar para o Memory card. Assim nem precisará mais usar o CD.
      Espero ter ajudado
      Paulo

      Excluir
  18. esse site tem ele em dvd para baixar http://openps2loaderr.blogspot.com.br/2013/10/downloa-ulaunchelf-v440-compactado.html

    ResponderExcluir
  19. Fui usar o Codebreaker no formato elf para usar nos jogos em DVD, e confesso que alguns deram certo, só que os outros jogos em DVDs, que são piratas, parece que não funcionam. O chip do meu Playstation 2 é o Matrix, mas não é o original. Acho que só funciona mesmo em jogos originais ou jogos com mídias prensadas. Será que o problema é só com as mídias piratas mesmo?

    ResponderExcluir
  20. Eu consegui fazer todas as etapas que vc disse no tutorial. Até aparecer o jogo no pendente aparece. Só que na hora que eu vou jogar fica preto e branco e piscando. Já entrei no setup dá Matrix, seleciono PAL ou NTSC e não aparece a tela pedindo pra resetar quando aparece não salva e também não lê mais DVDs. Será que meu ps2 foi pro saco?

    ResponderExcluir